Novelas e novelinhos - 'Vila Faia', a primeira novela portuguesa

A primeira novela portuguesa a ser exibida estreou-se na RTP em Maio de 1982, com a direcção de Nicolau Breyner , guião de Francisco Nicholson  e do jornalista João Alves da Costa e chamava-se Vila Faia. Muitos deverão recordar-se dela... Fazia cinco anos que as novelas brasileiras tinham invandido o canal estatal, com "Gabriela - Cravo e Canela" e agora este mesmo apresentava uma alternativa. 

O tema principal da novela girava à volta de uma família da "classe alta", dona de uma empresa vinícola (Vila Faia é a marca dos vinhos), mas tenta incluir retratos da nossa sociedade, englobando personagens de vários estratos sociais, referindo problemas como a juventude, as relações entre as gerações e a solidão.

Em 1982 este projecto mostrou-se arrojado, arriscado e muito comparado com as novelas brasileiras.

Foi um grupo de pessoas ligadas ao teatro que avançou com esta produção. Na altura, contou-se com a presença dos já veteranos Ruy de Carvalho, Mariana Rey Monteiro, Rosa Lobato de Faria e os novatos Tozé Martinho (acabado de participar no programa "A visita da Cornélia") e Nuno Homem de Sá (18 anos, fazia de "Pedro", "filho de Ruy de Carvalho e Rosa Lobato Faria), por exemplo.

25 anos depois coloca-se a hipótese de reescrever o guião de Vila Faia, desta feita pelo brasileiro Rui Vilhena, que escreveu novelas (sucessos...) para a TVI, como Ninguém como tu (2005) e Tempo de viver (2006).

Vilhena vai adaptar o guião para os dias de hoje, num remake que a RTP já tinha anunciado no final de 2006. Sobre as diferenças entre o original e a versão que poderá estar no ar em 2008, o autor diz ser ainda prematuro abordar o assunto.
Francisco Nicholson , autor da versão original da novela, já afirmou ter sido contactado pelo canal estatal, talvez para fazer um acompanhamento do guião, mas ainda não há nada em concreto.
 

publicado por dina às 20:28 | comentar | favorito