RTP festeja os 100 anos da República

Foi no edifício dos Paços do Concelho, em Lisboa, precisamente onde foi proclamada a implantação da 1.ª República, no dia 5 de Outubro de 1910, que a RTP anunciou, ontem, a sua nova aposta na ficção histórica, inserida nas comemorações do Centenário da República. A partir de meados de Setembro, a RTP estreará quatro minisséries, de dois episódios cada, baseadas em acontecimentos históricos relacionados com a implantação da República.

Sem data de estreia ainda definida, as séries serão: 'República', de Jorge Paixão da Costa e produzida pelas Produções Fictícias; 'O Segredo de Miguel Zuzarte', realizado por Henrique Oliveira; 'A Noite do Fim do Mundo', do mesmo realizador; e 'O Segredo da República', de Tiago Guedes e Frederico Serra.

 

'REPÚBLICA'

Cumprirá a função obrigatória de dar um retrato mais ou menos sequencial dos eventos que levaram à revolução republicana, as restantes séries debruçar-se-ão sobre eventos relacionados, mais ou menos próximos do público.

 

'O SEGREDO DE MIGUEL ZUZARTE'

Baseado num romance de Mário Ventura, contará a história de um operador de telégrafo de uma aldeia do Alentejo (interpretado por Ivo Canelas), Miguel Zuzarte, que decide esconder a notícia da implantação da República da população em geral.

 

'A NOITE DO FIM DO MUNDO'

É um retrato da sociedade portuguesa do início do séc. XX dado através de um jornalista que, durante uma reportagem sobre a passagem do cometa Halley, se vê envolvido em eventos relacionados de forma periférica com a implantação da República.

 

'O SEGREDO DA REPÚBLICA'

Centra-se na viúva de Carlos da Maia, um dos protagonistas do 5 de Outubro, assassinado, juntamente com Machado dos Santos, na "noite sangrenta" de 19 de Outubro de 1921. Berta da Maia, interpretada por Isabel Abreu (A Ferreirinha, 37), inicia, nos meses seguintes, uma investigação por contra própria sobre a morte do marido, visitando repetidamente o operacional que liderou o massacre, Abel Olímpio, interpretado aqui por Gonçalo Waddington (Até Amanhã Camaradas, Coisa Ruim, Alice).

 

Fonte: Dn

 

publicado por dina às 16:25 | favorito
tags: , ,