SIC estreia especiais para debater grandes temas das eleições

A SIC estreia esta terça-feira um conjunto de seis especiais de informação, com o objectivo de fazer um retrato económico e social do país e conhecer as propostas dos partidos políticos.

 

Os especiais, designados como "Portugal 2009", inserem-se num conjunto de várias iniciativas a realizar pela SIC, pelo Expresso e pela Visão, no âmbito das três eleições marcadas para este ano.

O projecto, denominado "Portugal 2009", começa terça-feira e dura "até final das eleições", diz o director de Informação da SIC, Alcides Vieira.

A ideia é "ir mais longe que as campanhas eleitorais, fazendo um trabalho jornalístico com as propostas dos partidos mas também com os pontos de vista empresariais, universitários e outros".

O primeiro especial vai abordar a questão do desemprego e será emitido em directo da fábrica da Delta, em Campo Maior, que não só não está a despedir pessoas como está a admitir.

No programa estarão em discussão questões como o envelhecimento crescente das populações e as suas reformas, a forma de salvar a segurança social e os modelos alternativos.

Na quarta-feira o cenário será um hospital, para falar de Saúde, dos serviços e médicos dos hospitais portugueses, das listas de espera e da falta de médicos de família.

No dia seguinte o tema principal será a educação e serão abordadas, directamente da Universidade de Aveiro, as profissões com mais saídas e as escolas de futuro

Outro dos temas em debate será a justiça, dando enfoque ao peso da máquina judiciária, à morosidade dos processos e aos direitos e os deveres dos cidadãos.

"Queremos fazer a antecipação do grande debate que vai marcar as eleições", diz Alcides Vieira, acrescentando que os primeiros seis especiais "já apanham a campanha das eleições europeias" e, depois, antes das autárquicas e das legislativas, "serão abordados mais temas".

Algumas das iniciativas "serão divulgadas nos vários meios em causa, outras serão individuais, com especificidades próprias", adiantou, acrescentando que os especiais terão a duração de 20 a 25 minutos cada um, serão apresentados pela jornalista Clara de Sousa e transmitidos como complemento do "Jornal da Noite".

 

Fonte: Diário Digital / Lusa
 

publicado por dina às 21:00 | comentar | favorito