O 'boom' da produção nacional televisiva

A TVI começou a apostar na produção nacional há uns anos atrás e pelo sucesso que teve com as novelas, criou séries e agora também telefilmes, através de 'Casos da Vida'. Com isso, a RTP e a SIC também estão a apostar nisso.

 

Será que é isso que os telespectadores querem? Talvez. Há uns tempos atrás, ouvi várias opiniões de que estavam cansados dos produtos brasileiros, ou seja, das novelas e optavam então pelas portuguesas. Portanto foi opção própria ou porque a opção era só aquela?

 

O certo é que os dados mostram que durante o primeiro semestre de 2008, a produção nacional representou 71,8% do consumo televisivo, o que significa que, em cada três minutos vistos de TV, mais de dois foram de programas produzidos no País.

Segundo dados da Marktest, à excepção da RTP 2, onde este tipo de formatos representou apenas 40% do consumo do canal, a preferência do público pela produção nacional foi mais expressiva na RTP 1, responsável pela emissão de programas como ‘Telerural’ e ‘Jogo Duplo’, onde representou 82,5%. Na TVI, que se tornou líder de audiências graças a novelas (tal como eu disse) como ‘A Outra’ e ‘Feitiço de Amor’, simbolizaram 82,1% do consumo. Na SIC representaram 57,3%.

 

Fonte: Correio da manhã

publicado por dina às 12:10 | favorito